Juliano Cardoso
9.512 Respostas
Agradecimentos: 56.992 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 638 (7%)
Participante desde: 09/2022
Juliano Cardoso é Corretor e avaliador de imóveis com formação em Superior técnico em negócios imobiliários, está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Imóveis. Negociação. Condomínio. Locação. Jurídico Imobiliário, entre outras. Possuindo um total de 13 artigos publicados e mais 9.513 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2018 e já trabalhou em empresas como: Direcional , Vitta Residencial , Lemans Imóveis , Marth Imóveis , Miguel Imóveis , Junqueira e Elleve Inteligência Imobiliária.
O fundo de reserva pode ser cobrado do locatário?
Sim, o fundo de reserva será cobrado no mesmo boleto do condomínio, ficaria muito caro para emissão de 2 boletos, ocorre que, o locatário deverá pagar o condomínio, apresentar boleto e recibo ao para que fundo de reserva e taxas extraordinárias sejam abonadas no aluguel.
Posso vender um imóvel em qual esteja em nome do meu filho menor de idade?
Não, você não tem livre arbítrio com relação ao imóvel do seu filho, como responsável pelo menor, você precisará de autorização judicial expressa de um juiz autorizando a venda, para isso, você vai ter que manifestar o desejo de venda e justificar o motivo e causa para a venda, a casa não é sua é um bem dele para que no mínimo um teto ele tenha pra morar com você até ele ficar de maior.
Como conseguir desconto na compra de um imóvel?
Solicitando um desconto ao vendedor, seja, proprietário ou construtora, não existe mecanismo, leis ou eventos que conceda tais descontos, salvo excessão uma renda até 2. 400, 00 com dependente e mais de 3 anos de registro na carteira, se enquadrando no programa minha casa minha vida e imóvel sendo novo.
Como faço para financiar a entrada de um imóvel?
Não faz, qualquer forma de financiamento de entrada, dará comprometimento de renda e fará mudar seu perfil, diminuindo valor de parcelas e aumentando ainda mais a entrada, condicionando seu financiamento.
É melhor comprar um imóvel na planta ou pronto?
Se possuir valor da entrada, comprar pronto, melhor já entrar no seu imóvel e sair do aluguel, mas, se não possuir valor da entrada, comprar na planta Te permitirá dividir a entrada até pegar as chaves.
Estou pagando um financiamento de 30 anos de um imóvel, já paguei uns 10 anos. Se eu casar amanhã a mulher terá direitos?
Depende de que em qual regime casará, a melhor é separação total de bens, outra coisa que pode interferir e dar direito a ela, é se em algum momento ela pagar parcelas do financiamento, mas, se for separação total de bens com contrato pré nupcial determinando o que é de cada um e continuará, não terá problema.
A comissão é sobre o valor do imóvel ou do valor que vou receber?
A comissão é 6% sobre o valor da venda, no caso de financiamento passando valor acima, por exemplo imóvel a venda é 200. 000 e está passando avaliação de 240. 000 para livrar o comprador de pagar entrada, você deverá pagar sobre os 200. 000 que é o valor que irá receber.
Imóvel financiado posso vender?
Pode sim, salvo excessão imóvel CDHU, emdhap ou COHAB, que possuem dispositivos contratuais proibindo repasse do imóvel até que certos gatilhos sejam atingidos.
Posso comprar uma casa com o nome negativado?
Não, nenhuma financeira ou construtora irá te dar crédito, ter o nome negativado é possuir restrições no nome e adquirir bens é uma destas restrições, tente negociar suas dívidas e retirar o seu nome da restrição, pois, o credor pode bloquear o seu bem e retomar mesmo após 5 anos e mandar pra leilão afim de saldar a dívida.
O que posso fazer para comprar imóveis retomados pela Caixa?
Encontrar corretores de imóveis em sua cidade que trabalha com imóveis de licitação da Caixa Econômica Federal para leilão, ele poderá te orientar e assessorar.
Como consigo anunciar sala comercial para alugar?
Sendo corretor de imóveis ou imobiliária, basta se cadastrar e anunciar, mas, se não for, deverá dar o imóvel para um corretor de imóveis anunciar e intermediar a locação.
A imobiliária parcelou a comissão do primeiro aluguel em 2x. Pode descontar essa comissão + taxa de adm do aluguel nos respectivos meses?
Sim, pode cobrar o primeiro aluguel em 2 vezes e adicionar a taxa de administração sobre os valores, a opção seria 1 aluguel no primeiro, o segundo haveria 1 taxa de administração, mas, se escolheu dividir, deverá pagar a taxa acordada em contrato administrativo.
Qual o melhor banco para crédito imobiliário?
O banco da habitação é a Caixa Econômica Federal, portanto se você se enquadra no programa de habitação, é o banco indicado, se for se enquadra no SBPE ou taxa balcão, renda acima de 8. 000, 00 ou segundo imóvel, nesta situação é melhor ver o banco que você é correntistas.
Qual é o valor da certidão negativa de débitos de IPTU?
Normalmente é gratuito, mas, como estás regras referenciadas em IPTU e ITBI são de cada prefeitura e cada uma tem uma regra particular e própria, é melhor se informar no setor de IPTU da sua cidade.
Como posso dar um imóvel como parte do pagamento financiamento?
Em uma permuta onde o vendedor do imóvel que você quer comprar, ele aceite o seu imóvel como parte do pagamento.
Eu já possuo um financiamento imobiliário, posso fazer outro?
Tenta, o máximo que vai acontecer é você ter o crédito negado, sei que a Caixa Econômica Federal desde de outubro não está liberando segundo financiamento, mas, nada impede tentar.
Como é calculado o IPTU em BA?
PrecisarÁ ir no setor de IPTU da sua cidade, cada prefeitura tem uma forma diferente de calcular o valor do IPTU.
Posso desistir da venda de um imóvel, mesmo quando comprador dá sinal?
Pode desistir, mas, será apurado o motivo de você não ter assinado, uma vez que o comprador pagou entrada, se você recebeu, deverá pagar multa e a depender do caso o comprador poderá até entrar com ação e você correra risco de pagar indenização.
Se eu sair do imóvel alugado antes do término do contrato pro ter recebido minha casa própria (Minha Casa Minha Vida) eu recebo a caução de volta?
Se sair do imóvel alugado antes de finalizar o tempo de contrato, vai depender de um acordo seu com o proprietário, pela lei do inquilinato você deverá pagar multa que constar em contrato, no caso, será descontado de seu caução, mas, nada impede de tentar um acordo, avise com antecedência e tente negociar.
Posso invadir uma casa abandonada pela imobiliária que está no anúncio?
Se invadir a casa, o proprietário pode chamar polícia e te colocar pra fora, se está a venda, o imóvel deve estar em litígio de herança, e mesmo que esteja largada, possui dono e invadir o que não é seu, pode ocasionar processo judicial.
Envie uma mensagem para Juliano Cardoso