Juliano Cardoso
9.512 Respostas
Agradecimentos: 56.992 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 638 (7%)
Participante desde: 09/2022
Juliano Cardoso é Corretor e avaliador de imóveis com formação em Superior técnico em negócios imobiliários, está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Imóveis. Negociação. Condomínio. Locação. Jurídico Imobiliário, entre outras. Possuindo um total de 13 artigos publicados e mais 9.513 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2018 e já trabalhou em empresas como: Direcional , Vitta Residencial , Lemans Imóveis , Marth Imóveis , Miguel Imóveis , Junqueira e Elleve Inteligência Imobiliária.
Como consultar débitos de Condomínio?
Solicitando ao síndico ou para a administradora do condomínio, uma certidão negativa de débitos, ou, uma declaração de quitação condominial, também pode possuir o nome de Atestado de Débitos ou quitação Condominial.
Casa geminada paga IPTU mais barato?
Não, a prefeitura nem liga se o imóvel possui vão livre, parede meia, paredes gêmeas ou geminada, a não ser quem reside nelas e sabe como pode ser horrível o barulho e abafamento de acústica em casa uma delas, o IPTU tem mais haver com a localização, metragem de terreno, metragem de construção e infraestruturas do bairro, acesso e facilidades.
Como é feita a avaliação de imóvel para leilão?
Normalmente em leilão não existe avaliação do imóvel, até porque, seria um gasto que iria aumentar consideravelmente o valor dos imóveis a serem leiloados, o que acostuma determinar o valor do imóvel que está indo para leilão normalmente é o valor da dívida em aberto do imóvel, ou, algo próximo para que ao menos a dívida seja paga e caso sobrar algo, poderá ser devolvido ao antigo comprador, há o risco de se comprar um imóvel com muitos defeitos? sim, como ocorre com carro de leilão também, ai é um risco do novo comprador.
Permuta tem itbi?
Sim, ITBI nada mais é que, imposto municipal que significa Imposto de Transmissão de Bens e Serviços, ou seja, não é apenas compra e permuta que deverá pagar ITBI, mas, toda e qualquer transmissão a ser realizada em registro do imóvel, como uma alteração de projeto, reforma que altere planta, ampliação, alteração de uso e solo, origem de residêncial para comercial e outras transmissões a serem realizadas.
Como fazer uma carta de recomendação para inquilino?
Indiferente, de nada vale a carta de recomendação, a não ser que quem escreva a carta seja alguém muito excepcional e que na carta coloque que ela assume a garantia de fiança, na ausência do pagamento do inquilino, ele assume e envie um procuração junto, convenhamos que se eu aparecer em sua porta com uma carta de recomendação do meu locador, se você não o conhecer, você não dará nem bola, então, se quer dar um agrado ao inquilino, compensa mais, abonar a pintura do imóvel e o pago do aluguel.
Como comprovar que imóvel é bem de família?
Possuindo um único imóvel e residindo nele, mas, se por acaso deu ele como garantia de penhora para locação como fiador, ou, hipoteca de financiamento, infelizmente poderá perder o imóvel, 99, 999% de chance de que ocorrerá, pois, com ciência de que era seu único bem de família, na boa fé você o deu como garantia, este era o risco que muitas vezes não se presta atenção e o credor não vai ficar com a dívida sem que seja pago.
Eu posso usar o FGTS para comprar outro imóvel?
Pode sim, mas, não em cidade ou limítrofe (cidades que fazem fronteiras) que você possua imóvel, posse ou usufrutos em seu nome.
Quem tem nome sujo pode financiar apartamento?
Não, quem tem nome sujo, ou, como usamos o termo restrições no CPF não podem comprar nada a prazo, o nome está nas centrais de proteção ao credito, e nenhuma financiadora irá se arriscar a ser a próxima a não receber, recomendo que tente acordos e limpe o seu nome, pois, a dívida não caduca com 5 anos e o seu credor poderá bloquear judicialmente o seu imóvel e mandar para leilão, para quitar a dívida, mesmo comprado a vista ou ganhado.
Porque apartamento maior paga mais condomínio?
Pelo fato da convenção e regimento interno prever a necessidade de pagamento do condomínio, fracionando pela fração ideal, tamanho maior, valor maior, e poder aquisitivo maior, entende-se que não terá problema em pagar mais, para alterar isso, é necessário uma convenção extraordinária com quórum mínimo e ser aprovado por maioria, que o correto seria uma cobrança e divisão por unidade e não fração ideal, precisa convencer a todos para aprovar.
Qual a validade jurídica do contrato de gaveta?
Para mim nenhuma, darei um exemplo agora muito comum e frequente, que é - vendedor passa uma casa para o comprador em contrato de gaveta, a casa era finnanciada e possuía 20 anos para quitar. O comprador passou 15 anos pagando certinho o financiamento no nome do comprador (nome com restrição e acomodado por diversas situações) chega um oficial de justiça para avaliar o imóvel, o antigo proprietário com dívidas e ação trabalhista não possui outro bem no nome e a casa está indo para leilão, para quitar as dívidas trabalhistas e fornecedores. SÓ é dono quem registra, a dor de cabeça pode ser evitada fazendo as coisas de maneira correta, juridicamente o comprador terá um documento para ser mais um na fila para receber prejuízo do vendedor.
Locatário pode rescindir contrato antes prazo?
Pode sim, o locatário (locatário é o inquilino) ele pode romper o contrato de locação a qualquer momento, desde que, pague a multa prevista e acordada em contrato, mas, o locador (Locador é o proprietário) não, este pode quebrar o contrato apenas em duas situações, deverá dar 90 dias para inquilino sair, não cobrará este tempo e nem pintura nova, que é quando imóvel precisa ser demolido ou locador, cônjuge ou dependentes não tenham onde morar.
Piscina e área gourmet valorizam mais o imóvel?
Sim, piscina e área gourmet valorizam mais o imóvel, todo e qualquer assessório e ampliação estrutural que venham dar mais conforto, lazer e facilidades, tendem a valorizar, fará aumentar o interesse de futuro compradores.
Como fazer a tabela sac?
Não sei como fazer a tabela SAC, mas, sei que existe e utilizo a Calculadora do Cidadão no portal da secretaria da fazenda, ou, utilizo um aplicativo chamado DEVENDUM, basta colocar os dados de tempo, de juros e correção que eles montam a tabela certinho com valor da parcela, juros e amortização. Tabela SAC e tabela PRICE.
É confiável comprar terreno apenas com o contrato de compra e venda?
Eu particularmente não compraria, e nem pego imóveis assim para vender, tenho o conhecimento que só é dono quem registra, então, um contrato informal de gaveta e sem reconhecimento jurídico dos orgãos competentes, é muito arriscado, o imóvel poderá vir se tornar objeto de garantia de processo trabalhista sofrido pelo vendedor e você terá apenas um documento para ser mais na fila a processar a pessoa e esperar um dia receber a sua parte, acho que não compensa o risco.
Como faço para calcular metro quadrado de terreno?
Chamando um perito avaliador ou imobiliaria.
Como posso descobrir quantos donos o imóvel teve?
Solicitando uma matrícula atualizada, nela vai constar todas as transmissões, reformas e transferências de posse, o registro é como se fosse a certidão de nascimento com a biografia do imóvel.
Como faço para descobrir se serei o primeiro dono da casa?
Sabendo se antes era um terreno e a casa está recém construída, ou, lendo a matrícula atualizada do imóvel, nela deverá constar todo o histórico do imóvel como aprovação de projeto e construção, quando foi, por quem foi, as transmissões de venda do imóvel a cada dono que realizou a transferência de posse para seu nome.
Eu posso usar o FGTS para pagar a documentação do imóvel?
Não, o FGTS não poderá ser utilizado para pagamento de documentação, pode ser utilizado apenas para aquisição da habitação, seja, casa, apartamento, construção ou terreno mais construção, no seu caso em específico existe a solução de conseguir antecipação do saque aniversário, único jeito de tirar o FGTS.
Onde posso consultar regras para sorteio de CDHU?
Na CDHU de sua cidade ou no site dela.
Como fazer partilha de imóvel financiado?
Somente após quitação do financiamento, até conseguir finalizar o pagamento e emitir a carta de quitação, deverá ficar registrado o contrato do financiamento bancário, após quita, com o termo de quitação em mãos, bastará ir até um cartório de notas para registar a quitação e então, poderá realizar a partilha, ou, se querer registrar em nome de qualquer outra pessoa, poderá, pois, será de fato o dono do imóvel.
Envie uma mensagem para Juliano Cardoso