Juliano Cardoso

Juliano Cardoso

9.512 Respostas

Agradecimentos: 56.992 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 638 (7%)

Participante desde: 09/2022

Site: https://instagram.com/juliano.cardoso.corretor

SOBRE O RESPONDEDOR:

Juliano Cardoso é Corretor e avaliador de imóveis com formação em Superior técnico em negócios imobiliários, está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Imóveis. Negociação. Condomínio. Locação. Jurídico Imobiliário, entre outras. Possuindo um total de 13 artigos publicados e mais 9.513 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2018 e já trabalhou em empresas como: Direcional , Vitta Residencial , Lemans Imóveis , Marth Imóveis , Miguel Imóveis , Junqueira e Elleve Inteligência Imobiliária.

Quem é o locatário?

O locatário é o alugatário, quem utiliza algo alugado, ou seja, o inquilino é o locatário em uma locação imobiliária.

Como fazer a doação de imóvel?

Não recomendado o ITCMD é mais caro que o ITBI e uma venda futura o Lucro imobiliário será sobre o valor total da venda, recomendo que, mesmo doando, seja transferido como venda, mesmo que um valor simbólico para pagar o ITBI, recomendo que procure um corretor de imóveis em sua cidade para te ajudar e te assessorar.

Eu posso usar o fundo de garantia para comprar terreno?

Não, o FGTS é vedado para aquisição de terreno, exceto que seja através do programa terreno e construção, ou, vá utilizar o FGTS para construção direta, o FGTS pode ser utilizado para a aquisição da habitação.

Morador pode fazer churrasco na varanda do apartamento?

Se for varanda gourmet, não terá problemas por causa disso, mas, se for sacada simples, será necessário ler o regimento interno, não pode em hipótese alguma churrasqueira a carvão ou a gás, por causa dos bombeiros e a churrasqueira elétrica, dependerá de constar em regimento interno que pode.

Eu posso anunciar meu imóvel em qualquer portal?

Somente se você for corretor de imóveis, como proprietário acho que só OLX permite que você anuncie hoje, já que, o profissional oficializado para intermediação de venda é o corretor de imóveis, conforme a lei 6. 530 de 12 de maio de 1. 978. Como proprietário você poderá vender, mas, não terá como anunciar exceto que dê autorização para algum corretor de imóveis.

Vendi um apartamento financiado como declarar?

Eu acostumo aconselhar meus clientes a contratarem um contador, para que assim seja realizado de forma correta a não te trazer dores de cabeças futuras, ou, por preencher errado e possuir as contas bloqueadas, ou, por responder coisa errada e ter que pagar valores sem necessidade.

O que quer dizer financiamento pré-aprovado?

Quer dizer que agora, você precisará apresentar documentação do vendedor, do terreno sendo comprado, documentação do projeto aprovado na prefeitura, alvará de construção ou TVO, cronograma do construtor com o engenheiro que determina o tempo estimado da obra e cada fase, para poder enfim ser aprovado o seu financiamento.

Como usar o FGTS para comprar um segundo imóvel?

Não possuindo mais a posse do primeiro imóvel, ou, em caso de ainda possuir o primeiro imóvel, deverá comprar o segundo imóvel fora da cidade ou limítrofe (cidades que fazem fronteiras), para que seja liberado o seu FGTS.

Posso pagar o ITBI depois da escritura?

Na verdade, a guia de ITBI será emitida após a entrada da escrituração, porém, para realizar o liberação do registro, você deverá apresentar o comprovante de pagamento o ITBI.

O que é a sigla ITBI?

A sigla ITBI é Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis.

Posso alugar minha vaga para moradores?

Se for em condomínio, pode sim, para moradores externos ao condomínio é necessário ler o estatuto ou regimento interno, mas, para moradores de dentro, não existe objeções, desde que, deixa a pessoa ciente que a locação é somente enquanto durar o seu contrato.

Comissão de corretagem quem paga

No geral quem pagará a corretagem será o vendedor, mesmo em caso de comissão apartada, onde o vendedor solicita ao comprador que pague direto, no caso, não poderá exceder o valor do negócio, exemplo venda de 300. 000 o comprador pagará 282. 000 ao vendedor e 18. 000 da corretagem.

Estagiário pode vender imóveis?

Tecnicamente não, quem pode vender é o corretor de imóveis, no caso, o estagiário precisará estar junto com o corretor responsável pelo estágio, pois, se o fiscal do CRECI te pegar, os dois sofrerão atuações e poderão ter que pagar multas.

Como agir com síndico que isentou-se de despesa extraordinária??

O sindico sendo morador e não possuindo salário, ele pode ser isento de pagar o condomínio, uma vez que ele paga com o trabalho dele, a lei 8. 245/91 citada lei do inquilinato, ela rege para a locação e não para o condomínio e a distinção das taxas refere-se as que o locador pagará que são extraordinárias ou para o locatário as ordinárias.

No financiamento caixa considera a renda bruta ou líquida?

A renda Bruta para a simulação, mas, tira o comprometimento da renda para aprovar o credito, no caso, vai averiguar se possui consignado em folha, desconto de pensão, cartão de crédito parcelado, empréstimos pessoais e outros.

Quando o inquilino sai antes de vencer o contrato?

Sim, deverá pagar a multa que constar em contrato, normalmente uma multa proporcional de 3 ou 5 alugueis; exceto que o proprietário isentar o locatário que é o inquilino de pagar a multa.

O que significa fiança de aluguel?

Fiança de aluguel é uma garantia ao proprietário ou imobiliária que se o inquilino que o locatário vir a falhar com pagamento do aluguel, alguém ou algo pagará por ele, como seguro fiança, caução, cartão de credito, fiador estas são algumas formas de fianças mais utilizadas.

Preciso saber a matrícula de um imóvel, tenho só o endereço, isso é possível?

Sim, se a prefeitura da cidade disponibilizar de Geoprocessamento dá para encontrar online, ou, indo até um cartório de registros de imóveis e solicitar e pagar por uma atualização de matricula do imóvel por endereço.

Qual é o melhor banco para comprar imóvel?

As melhores taxas de juros e mais fácil de conseguir liberação de crédito ainda é da Caixa Econômica Federal, que é conhecido como o banco da habitação, seja, pelo programa Minha Casa Minha Vida ou taxa Balcão.

Posso usar o FGTS para comprar um imóvel em qualquer cidade?

Não, você só poderá utilizar o seu FGTS para comprar imóvel em cidades que possua raízes e como comprovar, seja, residência ou trabalho, mesmo que você trabalhe em SP e possua a família na Bahia, poderá comprar na Bahia, comprovando residência lá.

Envie uma mensagem para Juliano Cardoso

21755 juliano-cardoso