Juliano Cardoso

Juliano Cardoso

9.512 Respostas

Agradecimentos: 56.992 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 638 (7%)

Participante desde: 09/2022

Site: https://instagram.com/juliano.cardoso.corretor

SOBRE O RESPONDEDOR:

Juliano Cardoso é Corretor e avaliador de imóveis com formação em Superior técnico em negócios imobiliários, está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Imóveis. Negociação. Condomínio. Locação. Jurídico Imobiliário, entre outras. Possuindo um total de 13 artigos publicados e mais 9.513 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2018 e já trabalhou em empresas como: Direcional , Vitta Residencial , Lemans Imóveis , Marth Imóveis , Miguel Imóveis , Junqueira e Elleve Inteligência Imobiliária.

Qual o índice de reajuste mais favorável ao locatário de um imóvel comercial?

O índice mais favorável ao locatário poderá ocasionar o interesse no locador de vir a vender o imóvel, pois, ficará mais lucrativo manter o valor aplicado na renda fixa ou até poupança, o melhor índice para todas as partes e a mais honesta é o IPCA.

Quando vende imóvel paga imposto de renda?

A depender da situação, se você vendeu seu único bem imóvel e não possuir outro, será isento do pagamento do lucro imobiliário, ou, possuindo outro imóvel se você utilizar parte do valor da venda deste imóvel, para comprar outro imóvel também o isentará de pagar o lucro imobiliário, o lucro imobiliário será pago, quando: Possuir mais de um imóvel e venderá um com margem de lucro (venda menos compra o saldo for positivo). Ainda assim, será necessário declarar o IRPF para informar e dar baixa no imóvel se você declarar IRPF todos os anos.

Posso vender o meu imóvel, tendo exclusividade com um corretor?

PoderÁ sim, só que deverá pagar a parte da comissão ao corretor de imóveis por possuir a exclusividade, aproveite isso para que ele emita todas as certidões necessárias e tente negociar a comissão com ele, já que, em uma parceria com outro corretor de imóveis ele iria receber 50% da comissão e repassar os outros 50% para o parceiro.

Seguro fiança pode parcelar?

Sim, normalmente a seguradora te dará a escolha de que seja pagamento a vista, em 4 vezes, ou em tantas vezes quantas forem o tempo do aluguel, pagará um ato correspondente uma parcela e te será cobrada a partir do segundo mês junto ao boleto do aluguel.

Comprei uma propriedade, qual é o prazo para eu registrar em cartório?

O quanto antes, pois, só é dono quem registra a compra e a posse, portanto, recomendo que não fique esperando muito para ter a garantia real e legal que você é o proprietário do imóvel, registrando ele.

Menor pode locar imóvel?

Tecnicamente não, ocorre que algumas imobiliárias consegue trabalha com modalidade de locação para universitário, onde o menor precisa ter 16 anos completados e os pais assinarão o contrato de locação pelo menor, uma vez que são os responsáveis legais.

Como é o seguro fiança?

É como um seguro de qualquer outra coisa, como veículos ou de vida, onde, você pagará uma seguradora para que ela seja a sua segurança e garantidora que em caso de falhar com o aluguel, mediante pagamento de franquia, ela irá pagar a imobiliária, te dando mais paz e segurança.

Eu posso financiar um imóvel diretamente com a construtora?

PoderÁ sim, basta se informar se a construção é com recursos próprio da construtora, ou, recursos de algum banco, se a obra for construída com recursos por exemplo da Caixa Econômica Federal, você precisará financiar de 10% a 30% conforme for acordo do banco com a construtora, direto com o banco.

Minha casa minha vida precisa pagar ITBI?

Sim, toda e qualquer forma de financiamento imobiliário será necessário o pagamento de ITBI e Registros, exceto que pergunte ao escrivão cartorário ou na prefeitura se existe algum programa de isenção de pagamento para ITBI, no geral não existe, mas, cada prefeitura trabalha de uma forma diferente.

Imobiliária faz simulação de financiamento?

Sim, a imobiliária, o corretor de imóveis autônomo, ou, do plantão de vendas, basta estar procurando qualquer profissional que seja indicado ou que confiar, mesmo imobiliária para realizar a simulação e poder assim tirar outras dúvidas pertinentes para a compra e aquisição do imóvel.

Cadastro do imóvel é o mesmo que matricula?

A depender de qual o cadastro, na prefeitura é emitido a Inscrição Imobiliária, ou CPD ou SQL, que é o número da aprovação na origem da aprovação e legalização do imóvel, como se fosse o CPF do imóvel e existe a Matricula que possui o Registro (RG do imóvel) de inscrição no registro do imóvel.

Imóvel com cláusula de inalienabilidade pode ser vendido?

Por vias judiciais com uma ação e comprovação de justificativa apresentada pelo interessado vendedor, para que o juiz possa entender a necessidade e derrubar a inalienabilidade e assim o imóvel poder ser vendido.

É possível transferir imóvel hipotecado?

Sim, quitando a hipoteca para casos de venda, ou, o comprador possuindo ciência que se o vendedor não pagar a hipoteca e a dívida for executada, ele poderá perder a posse do imóvel, assim que o novo comprador do leilão entrar com a imissão de posse.

Pode ser fiador de 2 imóveis?

Pode sim, basta mandar a documentação para análise e aprovação da imobiliária, é importante ter comprovação de renda, 3 vezes o valor do pacote de locação, pois, se os inquilinos não pagarem os seus alugueis, você como fiador será acionado para que realize os pagamentos ou poderá ter seu imóvel com a hipoteca executada para poder saldar as dívidas.

Qual o número da lei do silêncio?

Precisa ver se sua cidade possui tal lei aprovada, por ser uma lei municipal, cada município irá possuir um número diferente, não existe uma lei explicita como lei do silêncio, mas, é citato no Artigo 5 da constituição e Federal e no Código Civil 1. 277 - poderá haver no regimento interno de condomínios.

Prazo mínimo financiamento imobiliário?

Pela Caixa Econômica Federal e Bradesco, será o tempo mínimo de 10 anos, abaixo disso será possível apenas com construtoras, incorporadoras, talvez bancos como o Banco Daycoval, Inter, Santander e Itaú.

Posso usar o restante do fgts para entrada da compra do imóvel?

A depender, precisa ver se possui o cadeado bloqueando e qual o valor que constitui o cadeado, normalmente ao realizar a antecipação do Saque aniversário, poderá bloquear até 40 % de um total ao qual você pegou que é referente 60% no caso, poderá pegar o valor que antecipou, por exemplo 20. 000 você divide por 60 e multiplica por 40, para saber o valor bloqueado.

Como fazer o cadastro do IPTU?

Indo até o setor de IPTU da sua cidade (normalmente fica na prefeitura) indo com sua documentação pessoal e um contrato de compra e venda com a procuração do vendedor, ou, matrícula atualizada contando que você é o atual proprietário e solicitar o cadastramento ou atualização cadastral do IPTU.

Imóvel residencial pode ser usado como comercial?

Não, exceto funções pelo MEI que não exploração de uso de solo, como salão de beleza, escritórios em gerais de prestação de serviço, mas, se quiser abrir, bar, padaria, restaurante ou outras funções que necessitará de alvará e bombeiros, será necessário mudar a exploração do solo para comercial.

O que tenho que fazer se não quero mais vender o meu apartamento pela imobiliária?

Entrando em contato com a imobiliária e solicitando que deem baixa no anuncio, que você não quer mais vender, mas, também não poderá vender para qualquer cliente que visitou com a imobiliária, é imoral e antiético, podendo a imobiliária te acionar na justiça para receber a parte da comissão.

Envie uma mensagem para Juliano Cardoso

21755 juliano-cardoso