Juliano Cardoso

Juliano Cardoso

9.512 Respostas

Agradecimentos: 56.992 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 638 (7%)

Participante desde: 09/2022

Site: https://instagram.com/juliano.cardoso.corretor

SOBRE O RESPONDEDOR:

Juliano Cardoso é Corretor e avaliador de imóveis com formação em Superior técnico em negócios imobiliários, está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Imóveis. Negociação. Condomínio. Locação. Jurídico Imobiliário, entre outras. Possuindo um total de 13 artigos publicados e mais 9.513 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2018 e já trabalhou em empresas como: Direcional , Vitta Residencial , Lemans Imóveis , Marth Imóveis , Miguel Imóveis , Junqueira e Elleve Inteligência Imobiliária.

Posso ser avalista com o nome sujo?

Se a credora aceita e te passar na análise de riscos deles, poderá sim, normalmente não aprovam, mas, é de situação para situação e será avaliado natureza da restrição, tamanho da dívida, onde é e porquê.

Existe prazo mínimo para contrato de aluguel?

Se for contrato de locação residêncial, o tempo mínimo será de 30 meses podendo ser incluso as chamadas cláusulas que permite o locatário que é o inquilino a sair ao completar 12 meses, 18 ou 24 meses de locação, sendo necessário informar com 30 dias de antecedência que deixará o imóvel.

Quanto tempo depois do locatário pedir o imóvel eu tenho que sair?

O locatário é o inquilino, o proprietário é o locador (lembra que se aluga veículo em uma locadora) se não possuir contrato vigente determinando o prazo de vencimento, seu prazo será 30 dias e se possuir contrato vigente serão 90 dias.

Pode transferir seguro fiança para outro imóvel?

Não, outro imóvel será realizado nova análise e apólice, alterando informações sobre o imóvel e de valores, se for Porto Seguro é importante e necessário escrever uma carta por punhos informando o desejo de alugar o novo imóvel, o motivo de estar trocando e solicitando que liberem.

Existe carência de imóvel comercial após vencer o contrato?

Não existe lei nenhuma que dá carência para qualquer tipo de inquilino, a respeito de arrumar o imóvel, assim que entregar as chaves não se cobra mais o aluguel, se o inquilino quiser arrumar o imóvel, é possível você estar realizando visitas com novos inquilinos e assim alugar.

IPTU pode cobrar do inquilino?

Sim, poderá ser cobrado o IPTU do locatário que é o inquilino, basta estar em contrato, acordado e assinado por ambas as partes.

Onde devo ir pra regularizar o IPTU atrasado?

Você deverá primeiro procurar o setor de IPTU da sua cidade para tentar um acordo com a prefeitura, a depender do valor e dos juros, você irá em segundo até o fórum ou um advogado que possa tentar acordo judicialmente, parcelando o valor o reduzindo os juros.

O que significa espaço gourmet?

Espaço gourmet é o espaço destinado ao lazer gourmet (gastronômico) normalmente poderá possuir churrasqueira com defumador, fogão e forno a lenha, forno de pizza e outras coisas destinadas a facilita a diversão gastronômica da família.

Sou fiador e o inquilino não pagou eu tenho que pagar?

Recomendo que pague sim, ser fiador é isso, se você não pagar a imobiliária poderá entrar com execução de penhora judicial dos seus bens afim de reparar os prejuízos da locação, já recomenda ao inquilino que devolva o imóvel antes que possa ficar pior.

Proprietário pode pedir imóvel antes termino contrato para uso próprio?

Sim, o proprietário pode solicitar o imóvel com contrato vigente para uso próprio ou uso de cônjuge ou dependentes, desde que não possuam onde morar, a lei do inquilinato permite está brecha.

Locador pediu imóvel antes do prazo, como fica manutenção?

ProprietÁrio pode solicitar a desocupação do imóvel para utilização de dependentes, deverá te dar 90 dias sem cobrar o aluguel e você não precisa entregar reformado (não por isso, agora vai esculachar o imóvel).

Tenho um imóvel financiado pela Caixa Econômica, posso devolver o imóvel?

PoderÁ solicitar distrato com o banco, mas, recomendo que você procure vender ele pra recuperar mais do seu valor pago até hoje (No distrato poderá que não receba nada), outra solução é disponibilizar o imóvel para locação, assim, ao receber o aluguel, você pagará suas parcelas e irá possuir um imóvel pra quando a velhice chegar e ninguém querer te alugar nada.

Com quantos aluguel atrasado posso ser despejado?

A qualquer momento do atraso do aluguel poderá ser solicitado o despejo, normalmente poderão esperar 15 dias do atraso do segundo aluguel, mas, o proprietário e imobiliária poderão solicitar a qualquer momento.

Posso alugar apartamento financiado pela caixa?

PoderÁ sim, exceto que seja, EMDHAP, CDHU ou COHAB que possuem bloqueios para transferência de posse e uso, permanente, temporário, com ou sem reembolso, mas, no geral os imóveis financiados poderão ser alugados normalmente.

Contrato de aluguel residencial pode ser de 6 meses?

Não, o contrato de locação residêncial deverá ser de no mínimo 30 meses como rege a lei 8. 245/91 conhecida como lei do inquilinato, poderá com aprovação do proprietário incluir a cláusula que ao completar 6 meses, o inquilino avisará até 30 dias que irá deixa o imóvel, para não pagar multa.

Compra de imóvel 100% financiado

Sim, comprando através do programa Minha Casa Minha Vida e imóvel na planta ou remanescente, onde a construtora financia a entrada direto com ela, pois, qualquer outra manobra, será necessário o vendedor dar o desconto da entrada.

Como vender um imóvel hipotecado?

Avisando o comprador da existência da hipoteca, pegando parte do valor da venda para quitar a hipoteca e dando baixa na escritura, se ele for compra financiado, cobra-se arras na promessa de compra e venda que é para a quitação.

O FGTS pode ser usado como entrada no financiamento?

Sim, basta não possuir outro imóvel, posse ou usufruto na mesma cidade ou limítrofe (cidades que façam fronteiras) e solicitar a utilização do FGTS para pagamento da entrada da compra.

O que é cnd de imóvel?

CNDs são as certidões negativas de débitos, em um imóvel haverá CNDs de IPTU, de distribuição de água e esgoto e condomínio, ao solicitar nos orgãos competentes, você terá ciência se existe débito em aberto ou não.

Apartamento financiado tem matrícula?

Sim, apartamento deverá possuir matrícula, se você comprou financiado por banco, bastará ir até o cartório de Registro de imóveis com o seu contrato e solicitar uma matrícula atualizada que será emitida com base em informações no quadro de resumo do financiamento.

Envie uma mensagem para Juliano Cardoso

21755 juliano-cardoso