Juliano Cardoso

Juliano Cardoso

9.512 Respostas

Agradecimentos: 56.992 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 638 (7%)

Participante desde: 09/2022

Site: https://instagram.com/juliano.cardoso.corretor

SOBRE O RESPONDEDOR:

Juliano Cardoso é Corretor e avaliador de imóveis com formação em Superior técnico em negócios imobiliários, está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Imóveis. Negociação. Condomínio. Locação. Jurídico Imobiliário, entre outras. Possuindo um total de 13 artigos publicados e mais 9.513 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2018 e já trabalhou em empresas como: Direcional , Vitta Residencial , Lemans Imóveis , Marth Imóveis , Miguel Imóveis , Junqueira e Elleve Inteligência Imobiliária.

Como saber quem é o proprietário do imóvel?

Recomendo que procure o cartório de Registro de imóveis que atende este imóvel, ou, o mais próximo e que você possa solicitar a matrícula atualizada do imóvel pelo endereço, pague as custas da atualização e poderá ler para ver a última transferência de posse para encontrar o proprietário.

Quem paga o ITBI na compra de um imóvel?

Em uma transferência de compra e venda de imóvel, o responsável por pagar o ITBI e registros deverá ser o comprador que é a parte interessada em ter a posse do imóvel, o vendedor poderá dar o ITBI e registro, se tiver interesse em fazer um agrado, mas, não há necessidade se ele não quiser.

Posso financiar terreno e construção juntos?

Pode sim, com certeza e ainda poderá ser enquadrado no programa minha casa minha vida e utilizar o FGTS a depender de valores e de você passar na análise de crédito e aprovação da Caixa Econômica Federal.

Quem paga IPTU de imóvel alugado?

A depender do que estiver estipulado em contrato, hoje é comum estar constando que o locatário (inquilino) deverá pagar o IPTU além do aluguel, pois, existe o entendimento de que em uma locação, acontece a cessão temporária do imóvel por aquele período, sendo assim, também os deveres.

IPTU quem paga inquilino ou dono?

Não há problema em o inquilino pagar o IPTU, desde que, conste em contrato, é bem comum transferência da obrigação de pagar o IPTU, uma vez que acontece a cessão temporária da posse do imóvel durante a locação.

Locador pedir imóvel antes do prazo

Somente em caso de utilização própria, para cônjuge ou dependentes em caso de não terem outro lugar para morar, ou, em caso do imóvel ir para demolição, nestas situações o locatário deverá ter cerca de 90 dias para sair do imóvel sem necessidade de pagar o aluguel.

Se eu adiantar parcelas do financiamento eu diminuo o juros?

Se você adiantar as parcelas, na verdade, você deixará de pagar os juros sobre ela, para diminuir a incidência de juros, o correto é amortização do saldo devedor, pagando o montante, você terá uma liquidez maior do financiamento.

Portabilidade de financiamento imobiliário melhor taxa

Exceto que você possua um financiamento em banco privado com taxa superior a 10, 5% e queira migrar para Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil por enquadrar no programa Minha Casa Minha Vida, não é vantagem realizar portabilidade de financiamento, já que, terá gastos com ITBI, registros e vistoria de engenharia.

Posso pedir o imóvel antes do término do contrato?

PoderÁ pedir sim, mas, seus locatários e inquilinos não são obrigados a sair e devolver o imóvel, só porque você pediu, exceto que o imóvel será demolido, ou, você, cônjuge ou dependentes não possuam outro lugar para morar, sendo necessário ir morar no imóvel, se alugar novamente os locatários poderão cobrar multa e indenização na justiça.

Melhores bancos para financiar imóveis?

O banco da habitação é a Caixa Econômica Federal, não atoa é o banco que mais fatura com financiamento Imobiliário, ao lado do Banco do Brasil possuem o programa habitacional do governo federal que é o Programa Novo Minha Casa Minha Vida.

Valores de condomínio mrv?

No geral as taxas condomiais de condomínios do programa habitacional do Programa Novo Minha Casa Minha Vida, ou seja, de construtoras como MRV, Vitta, Direcional, SPL ou outras, acostuma ficar na casa dos R$ 280, 00 até uns R$ 370, 00.

Preciso declarar imóvel na planta?

Necessita, principalmente se estiver pagando parcelado e já fez seu desligamento com o Banco (assinou o contrato de financiamento bancário) pois, está adquirindo a longo prazo, só não deverá declarar se ainda não assinou no banco, pois, irá condicionar seu financiamento se estiver pagando a entrada com a construtora.

Pode vender um imóvel com usufruto?

Pode sim, mas, não recomendo, apenas investidores se interessam por comprar imóveis condicionado com usufruto, uma vez que, terão o direito de posse e usufruir do imóvel somente quando extinguir o usufruto, irão te pagar cerca de 40% mais barato que o valor real de mercado.

Escritura imóvel como fazer?

Indo até o cartório de notas mais próximo de você, munido de documentação pessoal dos compradores, com vendedores ou procuração deles, contrato de compra ou outros documentos a serem escriturados e averbado, lavrar a escritura pagando ITBI e registros.

Pagamento de aluguel antecipado é legal?

Não, desde que, não haja outra forma de garantia locatícia como caução, credpago, seguro fiança, fiador ou outro tipo de fiança, havendo algum tipo de fiança, só se pode receber (não pode pedir, solicitar ou instigar) se o locatário por livre e espontânea vontade resolver assim antecipar os aluguéis, sendo necessário uma carta escrita por mãos e assinada.

Qual o melhor andar de apartamento para morar?

A depender de gosto, eu prefiro andares mais alto e com vista livre, já que não terei quintal, quero liberdade para ver o mundo, tem quem prefira térreo, apenas de ser o hall com acesso de todos os moradores e visitas do prédio conversando, rindo e batendo pé.

Como fazer a escritura de um imóvel só com contrato de compra e venda?

Indo até o cartório de notas mais próximo de você com sua documentação pessoal, documentação do imóvel como IPTU, contrato de compra e venda, CNDs do imóvel se possuir uma procuração do vendedor ou dados para que o cartório busque a autorização com ele.

Como saber se o IPTU foi pago?

Indo até o setor de IPTU da sua cidade com um carnê do IPTU e solicitando uma CND - certidão negativa de débitos do IPTU, ou, online através do site da prefeitura no link de certidões online, lá será possível acompanhar também.

Imóvel locado pode ser vendido?

PoderÁ sim, basta ser ofertado primeiro ao inquilino, cumprindo com a lei do inquilinato, sugiro que procure um corretor de imóveis ou imobiliária para te acessorar, se não houver documento comprovando que foi oferecido ao inquilino (carta registrada) e a renuncia da preferência de compra e venda, o inquilino poderá depositar o valor escriturado da atual venda em juízo, se vendeu em um valor e passar registro como valor venal, o inquilino basta depositar o valor venal que estará feito a venda.

Posso usar FGTS para imóvel na planta?

PoderÁ sim, basta que não possua outro imóvel, posse ou usufruto na cidade que quer comprar ou limítrofes (cidades vizinhas que façam fronteiras com o imóvel a ser compradu.

Envie uma mensagem para Juliano Cardoso

21755 juliano-cardoso