Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

8.031 Respostas

Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1283 (16%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,

Quanto custa um cessão de direitos da construtora?

Sim, é de praxe e muitas cobram 3% pra transferir a documentação pra o teu nome. Como se trata de uma cessão de direitos a documentação do contrato tem que ser mudada e a construtora efetua esta cobrança.

O que o síndico não pode fazer?

Tratar os locatários de forma diferenciada dos proprietários. Agir sem autorização da Assembleia salvo em situações de emergência quando após deve prestar contas, são alguns exemplos do que o síndico não pode fazer.

Como descubro qual o cartório onde minha casa foi registrada?

Pelo endereço do imóvel entre nos sites de Registros de imóveis da cidade e procure pelo mapa de circunscrição imobiliária. Esse mapa por endereço informa a qual Cartório pertence seu imóvel. Você só pode registrar sua casa no cartório da região dela. A Escritura pública pode ser feita em qualquer Tabelionato.

Eu perdi a escritura da minha casa, na época meu marido trouxe o documento para que eu assinasse em casa, como consigo tirar a segunda via?

Tem certeza que era Escritura? Se assinou em casa era um contrato e não uma escritura pois não teve reconhecimento presencial de firma. Solicite no cartório de imóveis a matricula atualizada do teu imóvel com teu nome e CPF para saber exatamente se você é legalmente proprietária ou se foi um contrato e precisas entrar com usucapião.

Quais os custos após quitar financiamento?

Se o financiamento é bancário o imóvel já esta registrado em nome de vocês. O contrato assinado com a Caixa tem força de escritura e já foi registrado por você na matricula do imóvel. Basta entrar no aplicativo da Caixa habitação e solicitar o Termo de quitação e Procuração do gerente. o banco não cobra nada e marca uma hora para irem retirar os dois documentos. A procuração deverá ter firma reconhecida de quem assinou pelo banco e estará informado em que Tabelionato deve ser reconhecido. Depois é só levar ao Cartório de Imóveis para dar baixa da garantia por alienação fiduciária. Terá os custos do reconhecimento de firma na procuração e da averbação da quitação que vai depender do valor da garantia. Não é um valor considerado alto.

É preciso declarar aluguel no imposto de renda?

sim, obrigatório independente do valor e se você tem outras rendas deve fazer o carnê leão mensal e recolher o imposto devido.

Corretora tem direito a comissão de venda posterior direto com o proprietário?

A autorização de venda assinada te garante a comissão, apesar que passaram-se um ano e meio do atendimento. Se fosse intenção das vendedoras te afastar do negócio teriam realizado o mesmo posteriormente ao atendimento. Deve ser levado em questão o fato de que a adquirente foi indicada a você por uma das proprietárias.

Posso vender imóvel adquirido por usucapião?

Sim, se o usucapião já esta concluído com matrícula aberta em teu nome, podes vender inclusive com uso de financiamento pelo adquirente. Se ainda está em processo, deve aguardar para não ter que parar tudo e trocar os direitos adquiridos. Se ainda não entrou com usucapião, venda a posse e os direitos de usucapião fazendo constar o tempo de posse que você possui e transfere para o adquirente dos direitos.

Vale a pena amortizar financiamento imobiliário?

Sim, vale a pena amortizar o saldo devedor do financiamento porque reduz o valor da parcela mesmo que mínimo, reduz os juros, reduz o valor do seguro no futuro e também o tempo do contrato.

Posso proibir o inquilino de ter cachorro?

Você proprietário do imóvel pode, o condomínio não. Lembrando que o percentual de interessados no teu imóvel vai reduzir significativamente. Hoje em dia de cada 10 famílias, 8 tem animais domésticos e os cães são parte da família tanto que já temos hotéis, pousadas, etc que aceitam cães. É um direito seu não querer cães no imóvel e coloque em destaque no anúncio e no contrato em negrito.

Posso desistir de um contrato de compra que foi assinado apenas com a construtora?

O direito de arrependimento é válido somente por 7 dias quando você fecha negocio em Stand de vendas ou internet. Após este prazo o direito caduca e nesse caso você pode distratar o negócio pagando a multa pactuada.

O que é transcrição registro de imóveis?

É um documento que antigamente era utilizado para as transferências de titularidade dos imóveis. Se usava na compra em venda em lugar da atua escritura. Era um documento precário, muitas vezes com erros e sempre com informações incompletas. Muito comum você pegar uma transcrição onde consta que a localização do imóvel era "72 passou para leste contando da casa azul" ou a informação de que o imóvel ficava localizado na "frente da terceira árvore de limão da rua x". Com a lei de Registro Públicos em 1973 e a criação da escritura pública e matricula aos poucos foi abrindo matricula e atualizando as informações, corrigindo problemas. Ainda hoje existem milhares de "transcrições' porque somente quando o imóvel sofrer alguma modificação é que a matricula é aberta e todas as informações atualizadas.

O que é locatário solidário?

É quando um contrato de locação tem mais de um locatários e não e determina a responsabilidade de cada um no contrato. quer dizer que todos quantos forem os locatários responderão integralmente pelo contrato. O locador poderá escolher quem ele irá cobrar.

Apartamento em inventario pode ser alugado?

Sim e não. O inventariante deve decidir se aluga para obter renda para seguir o inventario. e comunicar o juiz.

Devolução de imóvel alugado antes do prazo

Somente é permitido ao locatário mediante multa. O locador não tem o mesmo direito devendo propor ao inquilino o encerramento do contrato e se este concordar em sair de comum acordo podem encerrar o contrato.

O que precisa para alugar um apartamento pela imobiliária?

Renda de no mínimo 4 vezes o valor mensal da locação, aluguel mais taxas. Renda comprovada, garantia contratual dependendo da tua renda. Não estar com abalo de crédito ou ações judiciais. Outros familiares que vão residir no imóvel podem compor renda com você.

Quando o banco pode tomar um imóvel?

Quando as regras são quebradas como por inadimplência do mutuário ou no caso de imóveis minha casa minha vida quando este é vendido o que é proibido.

De quem é a titularidade do imóvel que financiei com pessoa que tenho união estável?

Verifique o que diz a escritura. Como vocês tem União Estável e você não tem renda ele deve constar como titular de 100% da responsabilidade de pagamento e você como cônjuge em união estável onde o regime de bens é comunhão parcial. Mesmo que ele pague sozinho em caso de separação ele deverá pagar a você 50% do total quitado até o momento da separação.

Quem paga os danos por efeitos naturais locatário ou locador?

Se for danos que devam repor o imóvel em condições de uso é o locador. Pequenos consertos como a troca de um vidro que quebrou durante o temporal é do inquilino, mas se a janela é arrancada então será do locador.

Corretagem paga pelo comprador do imóvel é indevida?

Não e isto já esta pacificado pela justiça. apenas existe a obrigação de separar os valores de venda do imóvel e da corretagem paga.

Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini

1192 maria-angela-camini