Alvim Leste Imóveis
21.891 Respostas
Agradecimentos: 217.315 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 3134 (14%)
Participante desde: 05/2022
Alvim Leste Imóveis está entre os TOP 10 imobiliárias sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Jurídico Imobiliário. Imóveis. Negociação. Condomínio. Locação, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 21.888 respostas em nosso fórum.
Pessoa jurídica pode financiar imóvel?
Pode, evidente que não pelo SFH e sim pelo SFI, com custo maior.
Pode morar em sala comercial?
Não. Em condomínios todas as unidades devem ser usadas conforme convenção e se a convenção diz comércio não se mora no local.
Os pertences como móveis podem ser tiradas após a posse do novo proprietário?
Isso se chama penhor e de acordo com o artigo 1467 inciso II do código civil o locador tem direito de reter bens do locatário devedor MAS DEVE imediatamente levar esse penhor à homologação judicial (1471).
Qual o prazo de emissão do número de matrícula?
Quando algo depende do poder público impossível prever prazos. Você terá que aguardar, sinto muito.
Como descobrir matricula pelo endereço?
Pelo endereço pesquise o cartório de competência registral em "registrodeimoveis.org.br/mapa" Reporte-se a esse cartório e terá a certidão da sua matrícula.
Quem é isento de itbi?
Em sendo um imposto municipal você precisa ver especificamente na prefeitura onde está localizado o imóvel. Na cidade de São Paulo estará isento de ITBI imóvel de uso exclusivamente residencial cujo valor seja igual ou interior a R$176.444,42.
Como eu posso fazer para comprar imóvel barato?
Leilões costumam ter imóveis a preços atraentes.
Meu pai pode me expulsar da casa que era dele e da minha mãe?
Primeiro é preciso ver se o seu pai não teria o direito real de moradia; e ao mesmo tempo proceder ao inventário para que cada herdeiro fique com seu quinhão. Seu pai seria meeiro ou herdeiro? Enfim, feito o inventário cada herdeiro ficará com seu quinhão. Nesse meio tempo cabe cobrança de aluguel em favor de seu pai e seus irmãos.
Como fazer para que a imobiliária assuma as irregularidades?
Veja bem: entrega das chaves não dá a quitação das pendências e se o inquilino abandonasse o imóvel sem devolver as chaves você ainda teria que entrar com ação de despejo para retomar o seu imóvel. O prazo prescricional para entrar com ação judicial relativa a alugueis é de três anos. Porém no Brasil o crime o calote compensam, infelizmente. Ganhar uma ação judicial é o primeiro passo, receber a ação só se o réu tiver bens penhoráveis do contrário o autor ganha mas não leva. Se a imobiliária não colocou em contrato que as contas de consumo individual (luz e água por exemplo) fossem repassadas ao CPF do inquilino a bobeada foi feia; veja com um advogado a possibilidade de processar a imobiliária com base no artigo 723 do código civil.
Qual é a melhor garantia de contrato de locação atualmente?
Eu considero fiança.
Inquilino pode quebrar contrato?
O inquilino pode reincidir o contrato a qualquer momento pagando a multa devida. E após a vistoria do imóvel o valor da caução será sim restituído a ele. Nada impede que vocês calculem a multa devida e façam uma compensação entre a multa e a caução.
Troquei de estado civil após quitar o imóvel.
O correto é já averbar a certidão; o que não faz diferença nenhuma para você porque na alienação do imóvel a averbação será exigida. E em caso de separação seu marido não tem direito sobre o imóvel; em caso de venda ele terá que anuir com a venda e caso você morra seu marido será herdeiro dessa casa junto com seus filhos.
Como deve ser lavrada a escritura de terreno?
Lavrada em qualquer cartório de notas e levada a registro no cartório de registro de imóveis que atende o endereço.
Qual o valor da multa por quebra de contrato?
Usualmente três vezes o valor da locação proporcional ao tempo que falta para terminar o contrato. Atenção: usualmente é isso mas é importante que você leia o contrato para saber se vocês contrataram de forma diferente.
Posso fazer escritura de imóvel em qualquer cartório?
Em qualquer cartório de NOTAS. Atente-se que são dois cartórios envolvidos: o de notas que você escolhe para lavrar a escritura e após a escritura é levada a registro no cartório de registro de imóveis que atende à comarca.
Matrícula atualizada do imóvel como tirar?
No cartório de registro de imóveis que atende ao endereço. Veja em "registrodeimoveis.org.br/mapa" Ou, se não se importar de pagar um pouco mais existem vários sites no Google que oferecem o serviço.
Qual a lei do condomínio?
Lei 10406/02 principalmente (mas não só) entre os artigos 1331-1358 e no que ainda couber, lei 4591/64. Vale lembrar que essas são as leis mais específicas e federais mas existem também, e devem ser cumpridas, as leis estaduais e municipais.
Proprietário pode se negar a renovar o contrato?
Como o dono da casa já formalizou que não vai renovar o contrato sua amiga não terá direito nenhum de exigir a renovação. Caberia apelar para a justiça se o aviso da não renovação se desse após o vencimento do contrato.
Financiamento de apartamento para autônomo
Desde que o autônomo em questão comprove renda sim. Serve a declaração de Imposto de Renda.
Minha área é somente residêncial.
Se a área é estritamente residencial denuncie a atividade irregular à prefeitura.
Envie uma mensagem para Alvim Leste Imóveis