Alvim Leste Imóveis
21.891 Respostas
Agradecimentos: 217.315 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 3134 (14%)
Participante desde: 05/2022
Alvim Leste Imóveis está entre os TOP 10 imobiliárias sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Jurídico Imobiliário. Imóveis. Negociação. Condomínio. Locação, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 21.888 respostas em nosso fórum.
O que é ser fiador?
Basicamente garantir que se o devedor não pagar a dívida o fiador a pagará. Cuidado porque se der sua casa em garantia de dívida essa casa pode ser penhorada para satisfazer essa divida.
Quais os direitos do inquilino na Lei de Código Penal?
Não existe nenhum crime no fato da proprietária querer que você assine um novo contrato. De rigor, vencido um contrato formal cujo prazo de locação foi de trinta meses ou mais, o prazo para você desocupar o imóvel, uma vez requerido pelo proprietário, é de 30 dias. Por outro lado, se o contrato vencido foi inferior a 30 meses, o prazo de ocupação ante de uma denúncia vazia é de cinco anos. O proprietário poderá reaver o imóvel pelos motivos elencados no artigo 47 da lei da locação. E em qualquer dos casos a única providência cabível por parte dela será ação de despejo; o que eventualmente você ganha tempo mas terá despesas.
Imóvel alugado quem paga o IPTU?
Se nada foi contratado então a despesa é do proprietário.
Compromisso de compra e venda deve exigir sinal?
Não necessariamente, vai da negociação entre as partes. Se o comprador possui só o FGTS para dar de entrada não adianta exigir sinal dele.
Qual o prazo para eu deixar o imóvel após receber a carta de despejo?
Se o contrato já está no prazo indeterminado ele (imóvel) pode ser retomado pelo locador por denúncia vazia (sem te dar preferência) de forma que o prazo é de 30 dias.
Como tirar imóvel do nome do mutuário?
Sempre existe esse risco; sinto muito. Seria diferente se você o tivesse arrematado no leilão mas contratos de gaveta não são totalmente seguros.
Posso desistir do que está no contrato?
Não. O corretor fez o serviço dele e merece seus honorários.
O que preciso para tirar o habite-se?
É preciso que a construção esteja de acordo com o código de obras do munícipio. Não sei em que cidade está localizado o imóvel mas muito provavelmente precisará de arquiteto que assine a planta.
Posso utilizar o FGTS para financiar um sobrado?
Como regra geral sim; terá que ser imóvel para sua moradia, você não pode ter usado FGTS nos últimos três anos e o vendedor também não pode ter usado FGTS nesse imóvel no mesmo período.
Quem pode fazer a habitação SFH?
Quem está comprando imóvel para moradia primária de valor inferior a 1,5 milhões.
Como deve ser feito o reajuste de aluguel?
A lei não permite locação em moeda estrangeira ou vinculada à variação cambial ou salário mínimo. Quaisquer outros índices são livremente negociados entre as partes.
Quantos dias o inquilino tem para desocupar o imóvel?
Por denúncia vazia 30 dias; por venda do imóvel locado 90.
Como ter posse de imóvel?
Para ter a posse basta ocupa-lo. Se legalmente vai ou não manter essa posse é outra situação.
Por que as construtoras entregam o apartamento no contrapiso?
Para economizar no valor da obra.
Qual a diferença de fiança e caução?
Na fiança outra pessoa se responsabiliza pelo pagamento caso você não o faça. Caução é uma garantia, quase sempre em dinheiro mas que pode ser em bens móveis ou imóveis, que garante o pagamento da locação.
O que é vgv imobiliário?
Valor Geral de Vendas.
Qual tipo de cartório devo procurar para resolver essa questão?
Sim, tem jeito. Se o seu tio te acompanhar ao cartório de notas para te passar a escritura a coisa se resolve de forma fácil; após a escritura feita leve-a a registro. Se o seu tio por qualquer motivo não assinar a escritura só o contrato que você tem em mãos não é suficiente de forma que será necessário ação judicial.
Preciso pagar multa por desistência de locação de imóvel?
Houve um ajuste verbal, e a lei reconhece contratos verbais. O fato de você ter depositado o valor da caução já faz prova que houve esse contrato, certo? Não sabendo o valor do contrato não sei te dizer se a multa foi abusiva.
Qual o cartório do meu imóvel?
Sem saber onde se localiza o seu imóvel não temos como saber. Procure em um dos muitos sites que oferecem o serviço, pelo endereço do imóvel. "registrodeimoveis.org.br/mapas".
Posso comprar um casa com IPTU atrasado?
Pode. Esteja ciente que a dívida é do imóvel e portanto você responderá pelo pagamento, sob o risco de perder o imóvel em leilão.
Envie uma mensagem para Alvim Leste Imóveis