Juliano Cardoso
9.512 Respostas
Agradecimentos: 56.992 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 638 (7%)
Participante desde: 09/2022
Juliano Cardoso é Corretor e avaliador de imóveis com formação em Superior técnico em negócios imobiliários, está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Imóveis. Negociação. Condomínio. Locação. Jurídico Imobiliário, entre outras. Possuindo um total de 13 artigos publicados e mais 9.513 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2018 e já trabalhou em empresas como: Direcional , Vitta Residencial , Lemans Imóveis , Marth Imóveis , Miguel Imóveis , Junqueira e Elleve Inteligência Imobiliária.
Como saber o número do IPTU pelo o número do CPF?
IPTU é um imposto municipal onde cada prefeitura tem seus meios de administra, recomendo que você procure o setor de IPTU da prefeitura de sua cidade para solicitar tal número.
Com o IPTU atrasado pode perder o imóvel?
Sim, o IPTU atrasado pode levar a perca do imóvel, uma vez que as dívidas de IPTU vai para dívida ativa e a prefeitura pode entrar com execução de dívida e desapropriação de imóvel para mandar para leilão.
Posso colocar imóvel no nome do filho menor de idade?
Sim, é possível comprar o imóvel a vista - única forma de poder escolher em nome de quem será registrado o imóvel - e colocar no nome da filha com o usufrutos vitalício em nome dele, pois, se apenas colocar o imóvel em nome da filha, a mãe que é a responsável legal por ela, terá direito sobre o imóvel até a criança virar de maior.
Como desmembrar metade de um terreno?
Cada cidade possui uma regra de desmembramento conforme as suas regras e plano diretor, portanto, recomendo que você procure o setor de obras ou IPTU em sua cidade para que possas se informar devidamente sobre o seu terreno.
Quando deve ser feito o reajuste de aluguel de um imóvel?
Anualmente conforme prevê a lei do inquilinato ou conforme convencionado e acordado em contrato.
Como acompanho minha proposta habitacional da Caixa?
AtravÉs do aplicativo do CaixaTem ou Internet Banking, pelo setor de habitação, lá é para dar para acompanhar corretamente o passo a passo e será possível acompanhar até a quitação do financiamento que é por onde será emitido a carta de quitação para poder averbar corretamente o seu imóvel.
Posso usar um imóvel como entrada?
Sim, basta encontrar um corretor de imóveis em sua cidade que trabalha com intermediação de permutas, para que, ele possa te orientar e assessorar ajudando a encontrar um imóvel que o proprietário queira e aceite imóvel de menor valor em permuta.
Quem pode ser isento do IPTU?
A depender de regras e políticas internas de cada prefeitura, portanto, eu recomendo que você possa ir procurar o setor de IPTU em sua cidade, seja, prefeitura ou em sede própria a depender também de politicas internas de cada imobiliária, lá poderão te auxiliar e instruir devidamente.
Como posso fazer para comprar um apartamento sendo autônomo?
Declarando Imposto de renda - um valor bacana para se encaixar no imóvel de interesse, e movimentando conta corrente, não pode ser poupança; recomendo que procure um corretor de imóveis em sua cidade para poder te atender e te ajudar com relação de montar um perfil ideal.
O aposentado pode financiar imóvel pela CEF?
A depender da idade, tempo mínimo para financiamento na CEF são 10 anos, portanto, se o imóvel estiver pronto o aposentado não pode ter completado 70 anos e se o imóvel estiver na planta, precisa ver o tempo que resta para a entrega, até 3 anos para entregar o comprador não poderá possuir mais de 67 anos, na análise de risco o seguro será mais alto e a entrada também deverá ser maior.
Qual a diferença do locador e locatário?
Locador é quem sede a locação, lembrar das antigas Vídeos locadoras ou locadoras de veículos e equipamentos, já o locatário é quem aluga ou alugatário, quem vai na locadora/locador e paga para poder utilizar o bem deles.
Não assinei contrato nenhum, posso sair do imóvel sem pagar multa?
Sim, porém, pela boa prática e bom senso, é necessário informar o proprietário com 30 dias para sair do imóvel, sendo este mês devido como um aviso prévio ou multa ao proprietário.
Como faço para alugar seu imóvel para um banco?
Primeiro você precisa encontrar um banco que queira alugar algum imóvel em sua cidade, buscar informações precisas sobre como querem o imóvel, onde querem (bairro, região, localização) e então ir atrás de um imóvel com o perfil desejado e buscado pelo cliente, aqui no fórum onde quem pode responder são outros corretores de imóveis, somente se der a sorte de encontrar algum corretor de imóveis com interesse em parceria.
O que posso fazer para procurar casas para comprar?
Buscando um bom corretor de imóveis com experiência em sua cidade (se for Piracicaba, Limeira, Rio Claro, Santa Bárbara ou Americana, eu me coloco a disposição) - para que o corretor possa te assessorar e orientar a respeito das informações e nas buscas dos imóveis.
Como descubro cartório que foi feito compra dom imóvel?
Pegando a escritura ou uma matrícula do imóvel e lendo, ou, indo até um cartório de registros de imóveis e pagando uma atualização da matrícula por endereço, nela deve constar o cartório que foi registrado.
Como descobrir dono do imóvel?
Indo no cartório de registros e pagando pela emissão de uma matrícula atualizada do imóvel, nela deverá constar todos os registros e alterações registradas.
O que é fiador de imóvel?
Fiador é quem assume a responsabilidade e posição de garantidor que em caso o inquilino ou cliente de financiamento não pagar, ele o fará de boa fé e que em prova e garantia para hipoteca, se necessário ele dá o imóvel dele.
Qual documento preciso para ter o IPTU no meu nome?
Você precisa ter algum documento que garanta e valide que o imóvel é seu, seja, contrato de compra e venda, porém, na maioria das prefeituras solicitam uma matrícula atualizada comprovando em registro a sua posse.
Quantos dias o inquilino deve desocupar o imóvel?
Se não possuir contrato assinado, configura o contrato verbal ou de tempo indeterminado que dá 30 dias para desocupação do imóvel em caso de solicitação do proprietário ou se for desejo do inquilino sair, deverá avisar com 30 dias de antecedência.
Em que momento IGPM pode aumentar de aluguel de casa?
No momento que ele estiver constando em contrato acordado e assinado pelas partes que este é o indexador do reajuste anual.
Envie uma mensagem para Juliano Cardoso