Maria Ângela Camini
8.031 Respostas
Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 1283 (16%)
Participante desde: 09/2019
Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,
Quando um locatário pode aumentar o aluguel do imóvel?
Você quer dizer o locador. Ele pode aumentar uma vez a cada 12 meses de contrato conforme o índice determinado em contrato ou a qualquer tempo de comum acordo com o inquilino e atualizar a cada 3 anos pelo preço de mercado.
Construtora pode obrigar a receber chave antes de assinar financiamento?
Não pode. Se a documentação está incompleta e o imóvel ainda não esta individualizado, o construtor não pode te obrigara receber as chaves. É preciso que tenha sido emitido o habite-se, aberta as matriculas e concluída a instalação do condomínio. Procure um advogado para análise da clausula do contrato.
Como consigo dizer não ao meu neto que quer que eu seja fiadora dele?
Diga simplesmente NÃO. Nada mais triste que um parente sem noção para deixar a pessoa em um "beco sem saída". Fiança é algo sério e apesar da lei de impenhorabilidade do único imóvel, se pode pedir penhora online de investimentos, poupança, títulos , ações etc.
Pagar só uma vez para reconhecer firma?
Para reconhecer sua firma você tem que abrir firma no cartório de sua preferencia onde ficará arquivada. O cartório pode solicitar atualização da sua assinatura se entender que com o tempo a mesma se modificou. Toda vez que você alugar um imóvel e o locador solicitar você terá que reconhecer sua firma em todas as vias do contrato. Nas renovações da mesma locação não é preciso porque já foi assinado no documento inicial. Você as acordam se vão junto ou não porque não costuma ser no mesmo cartório.
O que fazer se a locadora emite recibos do aluguel e pediu a casa?
Se você sair sem os recibos de aluguel vai ter problemas. Ela não pode te pedir o imóvel porque a locação é verbal, mas ficar nesta casa com uma pessoa assim, sinceramente não vale a pena. Informe a ela que desocupará quando achar outro lugar para morar e somente sairá do imóvel após a entrega de todos os recibos de aluguel quitados e da garantia. Se qualquer uma delas te ameaçar chame a policia no ato e faça um boletim de ocorrência.
Como calcular pagamento do aluguel se eu entrar após a data do vencimento?
Quando inicia seu contrato com a entrega das chaves a você? Dia 10? A locação será contado de 30 em 30 ou vão fechar o mês? Faz diferença. A data do inicio é uma coisa a data do vencimento é outra. Por exemplo: locação inicia de 5 do mês com pagamento todo dia 5. Inicio 5 de agosto, fecha o primeiro mês de agosto dia 31 e paga o aluguel até o dia 5 de setembro. Nesse caso, temos que agosto é o primeiro mês e deve ser pago aluguel e taxas pró-rata do dia 5 até o dia 31 = 26 dias de aluguel, condomínio e IPTU. Aluguel dividido por 31 vezes 25 dias = aluguel aluguel e taxas a pagar até o dia 5 de setembro data do vencimento. A partir de então em 5 de outubro paga o aluguel de setembro integral e assim por diante. Essa é a forma correta da locação que é mensal e não de 30 em 30 dias. Ocorre que alguns fazem errado, mas não ilegal e assim cobram de 30 em 30 dias. Então o contrato inicia dia 10 de agosto e o primeiro mês fecha dia 10 de setembro = pagamento integral do alugue. Se você se mudou dia 15 e o contrato dizia dia 10 paga a partir do dia 10, não importa quando se mudou.
Quem deve pagar a baixa hipoteca?
Despesa paga pelo mutuário que deve solicitar ao banco credor o termo de quitação com procuração e se for financiamento pelo SBPE pedir também a baixa de CCI.
Quanto devo pagar para um advogado administrar meu apartamento de aluguel?
Nenhum, Advogado não pode administrar imóveis em locação, é exercício ilegal da profissão, prerrogativa do Corretor de Imóveis. Advogado pode representar por procuração o proprietário do imóvel em relação aos bens que possui. Administração de imóveis em locação somente se este advogado tiver CRECI.
Qual valor devo pagar no ato do aluguel?
O primeiro aluguel inteiro de taxa de intermediação salvo se foi acordo o primeiro boleto integral incluindo as taxas. É válido acordo entre as partes.
Posso arrendar um comércio em um local alugado ?
Isso se chama sublocação e exige o consentimento do locador do imóvel.
Inquilino abandona imóvel o que fazer?
Acionar a justiça para que um oficial de justiça compareça ao imóvel locado atestando o abandono do imóvel. Ao constatar o abando no o juiz autoriza a entrada no imóvel e a retomada da posse. Lembrando que constar em contrato que o abandono do imóvel permite ao locador retomar a posse não significa que o mesmo possa entrar no imóvel de livre vontade. A devolução das chaves é imprescindível para que o imóvel retorne ao locador.
Após a desistência do inquilino eu preciso devolver o dinheiro?
Uma sucessão de erros cometidos por total desconhecimento. Como que você entrega as chaves dos eu imóvel a uma pessoa sem ter o contrato assinado? Se agora ele se recusasse a assinar já estando morando no imóvel, você não poderia obriga-lo porque com a entrega das chaves ocorreu a posse do imóvel com locação verbal(artigo 47 lei 8.245/91). Nunca entregue as chaves antes de o inquilino devolver todas as vias do contrato assinadas. Você entrega o contrato e vistoria e na devolução assinada você assina e entregue as chaves cobrando no ato a garantia caução. Ele ficou com as chaves, agora vais ter que trocar o segredo das fechaduras que dão acesso ao imóvel porque não sabes quem ele é e se fez cópias. Converse com ele, como ele ficou com chaves, cabe acordar descontar a troca do segredo. Se for mais de uma porta para rua e portão, também tem que trocar.
Quanto vou pagar a mais por mês pelo seguro fiança?
Depende do tipo de cobertura que foi contratada.
Do que preciso para comprar casa direto com proprietário?
De conhecimento em legislação, contratos, analise de certidões negativas e negativas com efeito de positiva, analise de matricula imobiliária e seus problemas que impedem o registro e sorte porque a quantidade enorme de ações judiciais que envolvem compra e venda de imóveis sem participação de um profissional não é pequena.
O que fazer se tive problemas elétricos em uma casa alugada?
É preciso um laudo de um eletricista que afirme que o problema não é a fiação. No meu imóvel isso ocorria e o motivo era a coluna de água antiga que estava completamente enferrujada e não tinha vazão suficiente. Não impedia o uso do imóvel, mas nãos e tomava banho tão quente porque ao diminuir o volume para esquentar o chuveiro desligava. Quando o condomínio trocou toda as colunas o problema se resolveu.
Qual o tempo de validade de uma procuração?
Depende do tipo de procuração. Temos com prazo e sem prazo e as que se extinguem com a conclusão do que foi acordado. Tem a procuração especial para vender um imóvel determinado que se extingue automaticamente com o cumprimento do que constar no corpo desta procuração. Significa dizer que coma venda e registro em nome do comprador o feito está cumprido e a procuração deixa de ter valor. Tem a procuração em causa própria que recolhe ITBI, é registrada na matricula e depois se reverte em escritura pública, utilizada quando o vendedor por algum motivo recebe o preço a vista e não pode passar escritura. Tem a procuração em caráter irrevogável com prazo indeterminado e certas condições, utilizada por exemplo quando se paga imóvel com dação. Tem a procuração onde você delega poderes ao mandatário por determinado prazo de tempo e depois a procuração se encerra.
É possível comprar um imóvel no nome do meu filho menor?
Sim, o mesmo precisa apenas ter CPF e você aparece na escritura como quitante e pode optar por deixar o imóvel em seu usufruto enquanto viver.
Eu posso usar meu fundo de garantia para comprar um apartamento?
Sim, mas vai depende de você estar inserido em todos os critérios para utilização do fundo.
Como fazer distrato de contrato de gaveta quando comprador não paga?
Não há como te orientar sem conhecer os termos do contrato. Este tipo de negocio é de alto risco de problema e quando um profissional se disponibiliza a fazer este tipo de contrato prevê no mesmo todos os problemas que possam ocorre e a forma de solução. Isso inclui proibição de repasse a terceiros, indenização por abalo de crédito do mutuário, rescisão do contrato por inadimplência, multa por atraso, obrigação de herdeiros, acompanhamento mensal da quitação via site do banco, obrigação de passar a escritura na quitação, etc,etc,etc. Esse contrato gera somente direito pessoal e portanto procure um advogado.
Como que funciona aluguel aplicado?
Simplificando, você aluga um imóvel por um determinado período de tempo e ao final deste tempo transcorrido o aluguel pago se transforma em sinal na aquisição deste imóvel. Se terminado o contrato você não quiser alugar o imóvel, então a locação é desfeita, os alugueis estão quitados e a opção de compra do imóvel não se concretiza. Aqui no RS chamamos de "aluguel revertido". Uma forma de as construtoras "desovarem" os imóveis que não venderam facilitando a entrada. O preço negociado é o que constará em contrato. É o leasing dos imóveis.
Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini