Alvim Leste Imóveis
21.891 Respostas
Agradecimentos: 217.315 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 3134 (14%)
Participante desde: 05/2022
Alvim Leste Imóveis está entre os TOP 10 imobiliárias sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Jurídico Imobiliário. Imóveis. Negociação. Condomínio. Locação, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 21.888 respostas em nosso fórum.
Como saber onde devo fazer o registro de uma casa?
Pelo endereço do imóvel. Aqui em São Paulo qualquer cartório de registro de imóveis te dá a informação.
É necessário reconhecer firma em contrato de locação?
Até mesmo contratos verbais são válidos de forma que o contrato mesmo sem firma reconhecida tem validade legal. Ocorre que estando com as firmas devidamente reconhecidas ninguém pode alegar que a assinatura é falsa então meu conselho é que você reconheça as firmas. O custo é marginal.
Posso passar o meu imóvel para o nome do meu filho menor?
Lembro a você que: 1. Estando o imóvel em nome de menor de idade só será possível vendê-lo com ordem judicial; 2. O imóvel tem que ser seu (não pode estar financiado); 3. Se a doação ferir direitos de credores, outros herdeiros ou cônjuge essa doação será cancelada judicialmente.
O que fazer para calcular o reajuste de aluguel pelo IGPM?
Use a calculadora do cidadão disponibilizada no site do Banco Central ou o site "calculoexato". Ambos são intuitivos.
Pode vender imóvel de inventário?
Enquanto o inventário não estiver finalizado a única coisa que você estará vendendo serão os direitos hereditários sobre o imóvel. Evidente que nessa situação o preço conseguido será bem abaixo do mercado.
Quando não pagar a comissão do corretor de imóveis?
E como foi que esse "interessado particular" descobriu que o imóvel estava à venda e entrou em contato com você? Pelos anúncios em portais pagos pelo corretor?
Quanto tempo tenho pra desocupar a casa?
Se o contrato já venceu o prazo legal é de 30 dias; e você paga todos os dia que morar no imóvel.
O que podemos fazer para que possamos ter o nosso investimento de volta?
Apenas pela via judicial.
Faço o recibo de aluguel antes ou depois?
No ato do recebimento.
Como descobrir se foi liberado habite-se de apartamento?
Veja na prefeitura.
Posso romper contrato de exclusividade?
Contratos existem para serem honrados e se foram bem feitos terão as cláusulas e penalidades para distrato.
É possível negativar os inadimplentes do condomínio no SPC?
Até é possível mas desaconselhável e ineficaz. Proteste as contribuições não pagas e ajuíze ação de cobrança com rapidez. Dívida de condomínio é garantida pelo imóvel de forma que se o condômino não pagar o imóvel vai a leilão.
Avaliação de Imóveis.
Existe, aqui mesmo no portal há uma ferramenta para isso.
Como faço pra pagar uma conta em meu nome?
Entre em contato com a concessionária; normalmente as segundas vias estão disponibilizadas nos sites e você consegue acesso facilmente cadastrando os seus dados pessoais.
É preciso reconhecer as duas vias de contrato de aluguel particular?
Vamos lá: reconhecer assinatura não é obrigatório mas é praxe de mercado. Na via que vai ficar com ele a sua assinatura será reconhecida e na via que vai ficar com você reconheça a assinatura dele.
Imóvel vendido com inquilino
Se o contrato estiver no prazo determinado e sem nenhuma cláusula que obrigue o comprador a seguir com a locação o locatário terá o prazo de 90 dias a partir da venda para sair do imóvel. Vale lembrar que o inquilino tem preferência na compra.
O que pode quebrar um contrato de aluguel?
Se você não consegue ligar a energia por problema alheio ao locador então esse não é um motivo válido para quebra de contrato sem o pagamento da multa.
Como contestar usucapião extrajudicial?
Se já foi concedida a usucapião a contestação será via judicial. De qualquer forma é preciso advogado de forma que meu conselho é que você contrate um com urgência.
Tenho direito de multa?
Se o contrato está no prazo determinado o locador não pode retomar o imóvel locado.
Pode ser vendido um imóvel com usufruto?
O usufruto continua então te pergunto: alguém o compraria? Evidente que o usufrutuário pode renunciar ao usufruto.
Envie uma mensagem para Alvim Leste Imóveis